sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O candidato ficha limpa

Às vésperas de eleições, é comum a sociedade (e até alguns políticos demagogos) tentar mostrar que também tem força ao lançar programas de combate à corrupção eleitoral. A bola da vez é o já famoso Ficha Limpa, um Projeto de Lei de Iniciativa Popular com o apoio de milhões de assinaturas, em que se tenta forçar o Congresso Nacional a aprovar leis que proíbam a participação de candidatos envolvidos em processos na Justiça de participarem de eleições. Sabendo através da mídia quem são e o que fazem “por fora” boa parte dos nossos políticos, está difícil essa lei valer para as eleições deste ano. Um desses fichas limpas no poder já declarou que “isso não é prioridade”, numa declaração no mínimo suspeita.
Enfim, o que é mesmo uma pessoa ficha limpa?
Seria aquele cara superético que nunca colou nas provas quando era adolescente? Que nunca nem olhou pras pernas da colega de trabalho que não fosse com todo o respeito? Que nunca deixou de pagar a bodega, ou ainda que nunca dirigiu embriagado ou estacionou em local proibido?
- E aí, deputado? Vai se candidatar de novo?
- Claro. Limpei meu nome um dia desses...
- Mas você não tinha sido condenado a devolver um dinheiro?
- Tinha, mas recorri e ganhei na 2ª Instância. Agora tô limpo e cheiroso de novo e com a minha graninha no bolso pra gastar nessa política. Depois eu te dou meu santinho.
Preocupados com a possibilidade dessa Lei sair, muita gente inescrupulosa acostumada à impunidade de sempre anda querendo limpar o nome de alguma forma como se uma simples ficha transformasse um mau caráter num cidadão. O que mais chateia é saber que o povo sabe que esses tipos são (e sempre foram) desonestos e oportunistas, mas, ainda assim, vota neles. O Brasil talvez seja o único país do mundo onde deputados cassados como Zé Dirceu e Roberto Jefferson continuam dando palpites como se nada houvesse acontecido.
Enquanto isso, o cidadão comum luta para assumir uma vaga num concurso público qualquer, porque perdeu o título de eleitor ou por estar com o nome no SPC por engano. A folha corrida para se assumir um emprego público deve ser limpíssima, claro.
- Valeu, querido! Soube da sua aprovação no concurso. Começa quando?
- Não entrei não, cara. Acharam um “podre” na minha ficha que eu nem sabia que tinha, e não assumi. Depois me lembrei que há muito tempo atrás fui fiador para um amigo vereador que desapareceu e deixou a conta.
E os fichas mais sujas que “cordão de amarrar pato” ou “pau de galinheiro” estão aí de novo, de vento em popa à procura do seu voto obrigatório. Já pensou como seria o diálogo entre um eleitor metido a sabido com um candidato ficha suja:
- E aí, meu Senador? Como é que tá sua ficha?
- A maior limpeza! Chega brilha! Pode votar tranquilo que eu quero continuar trabalhando por você! O que é que tá faltando aí na sua casinha?
- Só dois “milherim de têia”... Mas aqui são dez votos!
Essa cumplicidade endêmica do eleitor é que desmonta qualquer projeto Ficha Limpa.
De que adianta toda essa luta, se o eleitor já está acostumado com o “ficha suja limpinho”, perfumado, que pega na mão, fala bonito e ainda distribui sorrisos e presentes aos sem ficha nenhuma?
Vamos ver se a partir desse movimento cívico o eleitor passe a se preocupar mais com a ficha dos candidatos atuais e com a sua própria, no caso de se tornar candidato a algum cargo eletivo no futuro. Tomara. Por enquanto, é fazer uma triagem entre os fichas sujas e os fichas imundas.

Fernando Veras

5 comentários:

  1. Valeu Fernandinho! Você sempre ironizando essa política hipócrita. Basta ver os candidatos para perceber que essa Lei, pra variar não colou por estas bandas. Gostei do Chá.

    ResponderExcluir
  2. Bem, como sabemos CORDÃO DE AMARRAR PATO é igual a PAU DE GALINHEIRO, que é igual a CHIQUEIRO DE PORCO, ETC. Vejamos os casos de outrora que ocorreram nessa pocilga. Todo político é igual. Somente com algumas diferenças. Tem o que ROUBA POUCO, tem o QUE ROUBA MUITO (ou seja todos roubam, RSRSRSRS). Dar-me cá com meus botões, será que essa Lei vai vingar meu Deus. Ficaremos no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Cara, por aki tem um candidato ficha imunda q vai levar um monte de voto!!!

    ResponderExcluir
  4. E aí Fernando meu brother, parabéns pelo blog tô gostando, e quanto aos fichas sujas eu digo é VALHA! rsrsrs até porque tem um que volta e meia tá por Camocim, o legal é que sempre com um "federal" diferente. QUEM DÁ MAIS? QUEM DÁ MAIS?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo chá de burro, gostei!

    Fco. Souza

    ResponderExcluir