sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Pesquisa

Começou. Ainda que discretamente, mas a campanha política já está no ar. Por enquanto só alguns poucos carros de som e muita fofoca. O povo do Interior gosta mesmo é de campanha para prefeito e vereadores. Essa sim, mexe com toda a cidade e com a vida das pessoas, especialmente dos que dependem de favores políticos para viver. As músicas dos candidatos são a mesma chatice de sempre.
Começou também a temporada de pesquisas. O IBGE está dando início ao primeiro grande censo do século XXI com milhares de pessoas envolvidas em todo o país. E como estamos em ano de eleição, as pesquisas eleitorais estão a mil por hora. Principalmente aquelas que os candidatos encomendam para testar a popularidade ou simplesmente para saber o que o eleitor precisa em troca do voto.
É nessa hora que se inicia o longo processo de conquista de voto pelos corruptos. O político sem propostas primeiro sonda os “clientes” para saber de suas necessidades e principalmente de suas fragilidades. Nessa abordagem informal o eleitor comunica (inventa) ao candidato quantos votos ele pode oferecer e o que quer em troca. Afinal, nesses tempos de corrupção explícita, voto de graça, nem pensar. Nas campanhas onde se vota pra deputado, senador e governador, o eleitor, que não tem mais nada de bobo, sempre responde o que o pesquisador quer ouvir pra ver se tira um trocadinho ou um favor de cada um candidato que passar fazendo pesquisa.
- Mãe! Tem gente batendo palmas lá no portão.
- Pergunte quem é!
- São as moças da pesquisa. Mando entrar?
- Bom dia. Nós estamos fazendo pesquisa pra saber se a Sra. já tem candidato a deputado.
- Ainda não, minha filha. Aqui são mais de trinta votos. Pra prefeito a gente divide os votos entre os “cara preta” e os “fundo mole”(facções políticas locais), mas pra deputado a gente ainda não deciciu. Quem é o candidato?
- É fulanin. A Sra. conhece ele?
- Conheço demais (nunca nem viu). Pode dizer pra ele vir aqui que a gente conversa melhor.
É assim que essa gente conhecida e rica, que nunca fez absolutamente nada em prol do eleitor, cheio de processos na justiça que nunca são julgados, se elege e reelege: prometendo mundos e fundos aos milhares de iludidos e entregando as promessas e as migalhas apenas àqueles “cúmplices” que passaram pela triagem da pesquisa.
É óbvio que, além dos fanáticos que votam naquele candidato do jeito que ele vier, sujo ou limpo, ainda existem os honestos; os que acreditam na firmeza de caráter dos candidatos; os inocentes úteis e os que se ofendem com essa compra de votos sem escrúpulos. Enfim, alguns cidadãos exigem de seus candidatos, mais propostas para a cidade e não só promessas vazias.
- Quem é o candidato de vocês?
- É Dr. Fulano! Ele agora tá pedindo voto pra Federal.
- Pois diga a ele que aqui ele não tira voto nem pra municipal. Se elegeu da vez passada e nunca pisou por aqui. O nome dele só aparece na imprensa metido em enrolada. Diz que nem no Ficha Limpa ele passou. Passe bem.
Tem gente que gosta dessas pesquisas mais até pra saber as ultimas fofocas da política. Tem os que adoram enganar pesquisador. Aí o bestão do candidato acha logo que tá eleito e derrama grana nas mãos dos mais espertos que eles.
- Pode dizer pro deputado que os votos dele estão garantidos aqui em casa.
- Nossa família só vota nele. (Mentira!)
E assim continua a nossa democracia representativa com esses “candidatos” a representantes do povo que só querem mesmo é se eleger pra não fazer mais nada. Poucos, raríssimos nomes se salvam.
Fernando Veras
fernandoveras2003@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Realmente essa época de eleição é foda mesmo. Será que se lembram em quem votaram nas últimas eleições? Dá-lhes Fernando! Gostei do Blog. Cadê o Cab?

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigos! Obrigado pelo acesso. O Cab tb administra o blog lá de Camocim. Como vcs já perceberam, ainda estamos na fase de aprendizado, mas chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  3. Essa tua crônica é a pura realidade Fernando. Pô cara, política em cidade pequena não é discussão, é confusão. Não é diálogo, é fuzarka. Não é realidade, é festa, imaginação, cachaçada, fantasia. Ou então como certos políticos ai da nossa querida Camocim se elegeriam? KKKKKKKKKK

    Ponto positivo para o fim da hipocrisia na nossa política. O povo, infelizmente, quer é uma merreca e pronto, não se importa se vai ver o político só dali a quatro anos (ou melhor, dali a dois anos, pois ele vem pedir voto pro deputado!).

    Para um país de iletrados, políticos depravados... Nada de estranho. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Fernando Veras... Uma realidade constante em nossa cidade e nas cidades vizinhas de nossos interiores do Estado do Ceará. Para quem compreende nas entrelinhas a real situação, a melhor mesmo é a neutralidade. E para quem tem suas paixões, isso não tem jeito, a entrega é total. Para os que se decepcionam com este ou aquele, muda de casaca (igual tapioca), mas se não era aquela Brastemp, se arrepende, arrasta o c... no chão, perde perdão e tudo volta a ser como antigamente... Muitas vezes isso não acontece só aos "iletrados", tem gente grande que está cansado de fazer!
    Você tem uma inteligência privilegiada, é sagaz, tem um humor inteligente, é criativo e isso faz uma grande diferença no contexto em que vivemos.... Parabéns pelo blog... Eu também não sei nada dessa tranca.... kkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Ayla! Obrigado pela participação aqui nesse humilde blog. Sempre que achar algum texto ou vídeo interressante por favor me mande que a gente publica. Beijo grande.

    ResponderExcluir