sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A Rede Social

Sempre gostei de me comunicar pela internet. Desde as chamadas salas de bate papo (chat rooms), onde você se comunicava sem ver a cara do interlocutor ao moderno MSN e outros meios onde você não só conversa, mas também se vê e ouve pelos microfones e web câmeras.
Nos últimos anos as chamadas redes sociais tomaram conta da internet. Os blogs nunca foram tão comuns como hoje em dia; as redes sociais tipo Orkut, Sonico, Badoo, Twitter, Facebook, entre outras, menos populares, dominam o cenário cibernético. Praticamente todos os usuários da rede participam ou mantem seu nome numa dessas redes. É claro que num país como o Brasil, onde o analfabetismo funcional ainda campeia, muitos têm computador, mas não sabem usar e muitas vezes nem entendem do que se trata essa chamada rede social.
- Mãe! Abri um “Yorkut” pra mim.
- Já te disse que esse yogurte é da sua irmã!!!
- Não, mãe, isso é outra coisa. É no computador.
Quem gosta de privacidade se surpreende com a quantidade de pessoas escancarando suas vidas nessas redes sociais. Gente conhecida, que até então você achava tímida, se expondo com fotos e tudo nas situações mais ridículas a troco de nada. Só pelo prazer de aparecer e ser visto.
Será uma nova tendência?
Será que finalmente, graças a internet, todos terão os famosos “quinze minutos de fama?
Como tudo nesse mundo evolui, as primeiras redes vão perdendo espaço para as novas.
- Orkut já era! Agora estou no Facebook e no Twitter! Como se entrar nessas redes fosse mudar realmente alguma coisa no mundo.
Tudo bem, cada um vê a utilidade disso por algum ângulo. Eu confesso que apesar de criticar a superexposição de alguns participantes, de vez em quando, me encontro postando besteirol e ironias nas redes. E o pior é que vicia. De repente você se torna voyer de si mesmo. Assim que liga o computador vai logo às redes pra saber as novidades e fofocas dos amigos e conhecidos.
Mesmo participando de algumas dessas redes, ainda prefiro escrever e comentar nos tradicionais blogs, especialmente nos mais populares. Alguns blogs, sérios ou não, se transformaram em sucesso de público e renda. Simples comentaristas se tornaram blogueiros famosos e até o Lula reconheceu a importância dessa mídia ao receber um grupo de internautas no Palácio do Planalto. O jornalismo tradicional nunca mais vai ser o mesmo com essa galera de “jornalistas” informais detonando a vida alheia no computador.
Enfim, nessa comédia da vida privada, poucos conseguem usar um computador sem dar uma olhadinha nos msns, orkuts e facebooks da vida. E você? Já deu a sua bisbilhotadinha básica hoje?
Fernando Veras

5 comentários:

  1. Fenômeno que acredito não vai parar! As redes sociais têm lá sua visão empresarial, baboseira, mas o que mais vejo mesmo e a tamanha perda de tempo. Juventude horas a fio vasculhando a vida dos colegas.

    Vida digital, vida digital...

    ResponderExcluir
  2. É inevitável. Você abre o computador e vai logo nas redes sociais. A moda agora é o Facebook. O orkut anda meio desprestigiado mais ainda é o mais popular. Pode ser mesmo uma tendência desse início de século.

    ResponderExcluir
  3. Não pára nunca, pelo contrário, só ta iniciando!!Os facebook´s comprovam que ao vivo as pessoas constroem mascaras para conviver enquanto na net elas se mostram verdadeiras!Imagine um chat só de políticos, o que nao sairia??Ah um hacker num momento desses!!!entao quem n esta dentro é q vai ficar no passado!!Aproveitemos enquanto é de graça, e, sejamos tb criativos na era net, o nerd o facebook tem seu programa avaliado em 50 bilhoes!!!

    ResponderExcluir
  4. Formamos o maior banco de dados do mundo: facebook. Uma única empresa sabe quase tudo de quase todo O mundo.

    Que coisa doida, não é?

    ResponderExcluir
  5. Um mecanismo que parece escravizar... ou escraviza?

    ResponderExcluir