sábado, 18 de junho de 2011

A Reforma Política já chegou!

Lula cria o bipresidencialismo .

         Aconteceu que era mais um trabalho para o Super-Lula! Eu vou ter que dar a mão à palmatória, o bicho não é inteligente, não, ele é um gênio, gênio.

         Você viu como, com dois beliscões aqui e três cascudos ali, ele enquadrou todo mundo e tudo entrou nos eixos? Mas, ainda mais que isso, muito mais que isso, ele fez a reforma política! Ele fez a reforma política e, como se diz nas operações policiais, sem disparar um só tiro!

      - O bipresidencialismo!
        Dois presidentes, em lugar de um só!
        E isso sem precisar mudar nada na Constituição, já está aí, já está em operação, não é preciso alterar lei nenhuma, esse cara é um gênio mesmo. É por isso que ela faz tanta questão de ser chamada de Presidenta, eles já deviam ter combinado isso desde o comecinho da campanha eleitoral. Presidente é ele, Presidenta é ela. Governante é ele, Governanta é ela. O entrosamento é perfeito. Ele não suporta trabalhar e aí o trabalho todo de despachar, ler, discutir, assinar etc. ela faz. Das jogadas políticas, dos discursos, das viagens e das mensagens na TV ele cuida. E de mandar sancionar ou vetar o que for necessário, claro. Fica perfeito, como com o casal que não briga pelo pão porque um só gosta do miolo e o outro da casca. Ele criou - e ainda por cima com os votos do otariado todo - o bipresidencialismo, que já veio com ele de fábrica, ele é um gênio!

       - E você acha que isso vai funcionar mesmo?

       - Já está funcionando.

         Trouxa será aquele que, querendo coisa graúda do governo, não vá falar com ele primeiro. E mais trouxa será quem o contrariar. Caso perfeito para quem acha que não se mexe em time que está ganhando. Não mudou nada, tudo continua na mesma, só que agora o presidente não apenas conta com uma super governanta para cuidar do trabalho chato, como continua mandando, e ainda com a vantagem de ter alguém para levar a culpa, se alguma coisa der errado, pois, como diziam os antigos, a vitória tem muitos pais, mas a derrota é órfã, quem mais sabe disso é ele.

       - Zeca, você realmente está muito inspirado hoje. Esse bipresidencialismo que você sacou está muito bem pensado, ele continua mandando mesmo e deixando isso bem claro. Mas eu me lembro de você dizendo, antes da eleição, que, se ela ganhasse, em pouco tempo nem mais o cumprimentaria.

       - Bem, eu subestimei a governantabilidade dela. E, além disso, beija-mão não é bem um cumprimento.

                                                            João Ubaldo Ribeiro é escritor - O Globo – 5 de junho de 2011

Um comentário:

  1. Sem o Lula resolvendo essas "picuinhas" políticas, típicas do Brasil clientelista, Dilma não governa. O PMDB e os outros partidos "aliados" gulosos por poder e cargos, não deixam. Esse tipo de coisa é comum nos rincões aqui do Nordeste. O prefeito sai, mas elege um testa de ferro e continua mandando como se fosse prefeito. Alguém duvida? Pergunte aqui por perto de Camocim mesmo!

    ResponderExcluir