terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bar do Grijalba

Apesar de não me considerar mais um biriteiro, mesmo frequentando bares e bebendo praticamente todos os finais de semana desde os 13 anos, posso dizer que, aos 53, já acumulei mais horas de bar que a grande maioria dos urubus de vôo. Conseqüentemente já vi e ouvi de tudo em mesa de bar. Porque bar é bar em qualquer lugar do mundo. Tem sempre uma história diferente pra contar de cada um dos bares e de cada um de seus personagens, sejam elas engraçadas ou trágicas.
E o que faz um bar se tornar um sucesso de público e renda? O que faz você voltar ao mesmo bar sempre? Na minha modesta opinião, na grande maioria dos casos é o atendimento ou simplesmente o dono. Ele é quem manda e desmanda no lugar dependendo do dono e do lugar. O dono é quem sabe o trabalho que um bêbado “bonequeiro” dá. É quem decide a hora em deve fechar a casa ou pára de servir a determinado cliente já começando a se exaltar. Resumindo: pra ser dono de bar tem que “botar moral no ambiente” como diziam os antigos. 
Camocim, como em muitas pequenas cidades do interior do nordeste, também tem o seu bar predileto. Funcionando de terça a domingo, o Bar do Grijalba, ali na esquina da Humaitá com General Tibúrcio, reúne o melhor da intelectualidade e da boemia saudável da cidade. Não existe espaço mais democrático para uma boa conversa, um debate sobre esportes, política ou simplesmente falar da vida alheia ou ouvir música das mais diversas tendências entre outros atrativos que incluem ainda a transmissão de jogos de futebol ao vivo sempre com grande público. Situação e oposição da política local convivem em harmonia na maioria das vezes, mesmo com a “tesoura comendo” direto. Apesar de ser um bar típico para homens, em alguns fins de semana pode se ver algumas presenças femininas, geralmente acompanhando o marido ou o namorado.
Durante a semana os clientes são praticamente os mesmos. Pela manhã, de terça a sexta, a mesa grande na sombra da árvore na calçada tem sempre cinco ou seis pessoas de plantão. À tarde e a noite a clientela aumenta. É claro que os visitantes mais ilustres como políticos, empresários e intelectuais não têm hora nem dia para aparecer, mas sempre aparecem pra tomar uma no Grijalba. A decoração é simples. Apenas alguns cartazes de propaganda e fotos de grupos de freqüentadores habituais tiradas ao longo dos mais de 15 anos de funcionamento..
Alguns tomam uma cachacinha, outro tomam cerveja; de vez em quando alguém recolhe um dinheirinho de cada um e organiza um tira gosto, outros jogam “Aliado”, damas ou outro jogo de mesa. Enfim, a rotina do Gribom só se altera quando algum cliente se “mela” e tenta botar boneco no local. Aí é fatal. O Grijalba, com toda a razão, não perdoa indisciplina no seu ambiente de trabalho. Dá logo um “cagaço” daqueles “federal”, pra tirar logo de tempo. Se o cara não se tocar aí vai pra rua na hora, se for o caso, até aos empurrões. É claro que nessas horas ninguém interfere, até porque o Grijalba, que não bebe quando está trabalhando, não costuma cometer injustiças. Seja o bonequeiro amigo de todos ou não. Lei é Lei, ordem é ordem. Ah! Se a regra fosse sempre essa em todos os bares. Quantas vezes somos obrigados a aturar um bêbado chato nos aporrinhando dentro de um bar por falta de um dono como o Grijalba. Detalhe importante: se o biriteiro reincidir no boneco aí é expulso de vez, sem retorno.
Lá, bêbado de passagem “passa pra não enganchar” e “sem olhar pra trás”, porque já sabe que não fica. Gente que adora perturbar o silêncio alheio com seus carros de som também não demoram por lá. Fiado, pra quem tem crédito limpo na casa, “rola” solto e sem problemas. Se o cliente não pagar ou pelo menos “aliviar” o atrasado, não renova o crédito. Curiosamente e mesmo sendo um bar, com exceção das indefectíveis, feijoada em lata, azeitona e salsicha, o bar não vende tira-gosto. Mas, como já falei acima, isso é o mais fácil. Juntam uns reais, compra-se umas carnes e em pouco tempo o churrasco está feito lá mesmo na churrasqueira da calçada. Ou ainda, alguém traz os ingredientes da feijoada ou algumas lingüiças e o Grijalba libera a cozinha. Tudo muito democrático. Inclusive é comum o tira-gosto ser servido em todas as mesas dependendo do aniversariante.
Como em todo bar existem as datas onde são tradicionais as festas de aniversário. Aos sábados ou domingos tem sempre alguém comemorando alguma coisa. A principal festa do ano é sem dúvida o aniversário do Grijalba. É boca livre mesmo!!! É 0800 como dizem os mais modernos. O dia oficial da “poita”. Muita bebida e comida para todos os muitos convidados. Freqüentadores tradicionais e a boa sociedade local comparecem. Alguns convidados, inclusive o próprio Grijalba, depois de muitas doses discursam recebendo aplausos gerais. Tem música mecânica com DVDs e também ao vivo, com algum amigo músico da cidade e os casais presentes até improvisam uma pista de dança. É um evento único na cidade. Tá de bobeira? Quer tomar uma num ambiente tranqüilo? Vá no bar do Grijalba e tome a sua birita “no preço” sem 10% e com tranqüilidade. Só não pode vacilar nem pisar na bola....    

Fernando Veras

6 comentários:

  1. Quem conhece sabe, beber no Gribom é uma tranquilidade. Todos se comportam. Os mal comportados não costumam voltar. Valeu Veras!

    ResponderExcluir
  2. No Bar do Grijalja é exatamente assim como o Fernando Veras descreve, see botar boneco ou desreipeitar o ambiente é pé na bunda na hora.

    ResponderExcluir
  3. KKKK, parece que eu tô é vendo aquela muvuca todos os FDS. Figuras folclóricas - CLÁUDIO CIDADE, CHICO BESSA, ITAMAR, EVANMAR, BAIXIM, INÁCIO SANTOS, TADEU, DR. FRANK TAVARES (COLEGA), GRIBOM, PEREIRA, ETC, ETC. Sempre fica aquela saudade maculada, que vez por outra passa, em visitas rápidas ao meu velho e bom Camocim. Ai, ai. Mas "DIAS MELHORES VIRÃO". Um abraço CHÁ.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Square! Obrigado por sempre dá suas opiniões nos nossos posts. Continue comentando sempre.
    Grande abraço Amigão.

    ResponderExcluir
  5. Commo o Square disse, realmente dá uma saudade de estar, de vez em quando, em Camocim e no bar do Grijalba. Quem sabe, logo, logo não matemos essas saudades. Abração Fernando e Cab. Tá massa o blog!

    ResponderExcluir
  6. Me amarrei, galera!Concordo com tudo que vcs falaram sobre o bar do Grijalba! Mas cobrem merchandising!

    ResponderExcluir