segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Eu quero é mais

O indefectível programa eleitoral obrigatório desse ano tem um mote que todos usam praticamente sem exceção. É o querer mais. Todos querem mais. Mas, quem não quer? A Dilma quer, o Serra diz que pode mais, a Marina diz que mais é possível e até os candidatos nanicos querem muito mais. Todos viraram Ana Maria Braga: são “Mais Você”.

Na prática eles querem mesmo é se eleger. Querem mais votos pra chegar ao poder de poder mandar e desmandar no Brasil. Não tem mais ideologias, partidos ou propostas sérias. É só dizer que vai fazer mais que o eleitor inocente acredita. As alianças são as mais espúrias. Comunista e capitalista já andam juntos há muito tempo no país. Esquerda, direita e centro são apenas rótulos onde se escondem os candidatos. Como falar em ideologia com mais de trinta partidos políticos em ação? E as coligações? Cada uma mais interessada somente em eleger seus capitães do mato. A Lei da Ficha Limpa até que “pegou” um ou dois tubarões já condenados em outras instâncias, mas deixou a grande maioria dos saqueadores de cofres públicos de fora. Ou seja: esses caras que só roubaram a vida inteira vão continuar fazendo o mesmo impunemente e com o aval dos tribunais eleitorais da vida.

Que destino esse nosso. Há quantos anos as campanhas eleitorais são do mesmo jeito? Um amontoado de gente sem eira nem beira falando besteira no rádio e na TV e prometendo mundos e fundos ao eleitor que por sua vez compactua com muitas atitudes cretinas desses candidatos, mesmo sabendo muito bem quem são eles. Aí vem o Tiririca e desmoraliza logo essa hipocrisia mostrando que pode se eleger só na palhaçada. E porque não? Se o Cãozinho dos Teclados, o Agnaldo Timóteo e até o finado Clodovil se elegeram, porque não o nosso Tiririca? Ele só é palhaço quando se caracteriza. Na vida real, como ele mesmo diz é apenas um candidato lindo. De repente até surpreende e conta pelo menos umas piadas por lá pra ver se anima aquele ambiente caótico.

Enfim, nesse clima de “quero mais” a campanha vai se encaminhando para o final. Pelas pesquisas já dá pra perceber que os mesmos corruptos de sempre, com algumas poucas novidades estarão de volta aos seus assentos na Câmara, no Senado e nas Assembleias Legislativas, sem problemas. E depois nenhum deles vai fazer mais nada como sempre fizeram.

Fernando Veras 2010

3 comentários:

  1. Fernando faz um brilhante resumo do que é a política brasileira. Todos aproveitadores e oportunistas, fazem as mais inusitadas coligações pra não sair do poder. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Fernando pelo texto... Ao mesmo tempo que fico feliz em ver nossa realidade desnudada, fico chocado em saber que nao passamos de massa... DE NADA. SOMOS NADA.

    Nossos politicos continuam nos fazendo de idiotas encenando um circo de hipocrisias onde nao passamos de espectadores... Nossa politica esta falida, nao existem partidos serios, politicos comprometidos, campanhas limpas.

    Daqui a poucos meses estou de volta ao Brasil... Fico feliz. Fico triste. Mas prefiro assim de olho aberto.

    ResponderExcluir
  3. Ah e vou nem mentir, se estivesse ai iria votar no TIRIRICA! kkkkkkkkkkkkkkk

    Afinal, "Pio que ta num fica!"

    Se fosse pra votar num monte de bandido eu preferiria votar nele que veio de baixo, e competente, e sei que e uma pessoa boa por baixo da fantasia.

    ResponderExcluir