domingo, 26 de setembro de 2010

O debate desafinado

O objetivo dos debates entre candidatos na televisão é mostrar aos telespectadores/eleitores o pensamento e as propostas aos cargos que disputam de maneira civilizada e com tempos cronometrados, para evitar injustiças. Muitas eleições já foram decididas por conta do que aconteceu nos debates. Reputações foram arruinadas, carreiras políticas comprometidas e muita promessa jogada fora. Enfim, os debates, apesar de repetitivos, de vez em quando surpreendem com alguma coisa diferente.    
Foi o que aconteceu recentemente na capital cearense, quando os candidatos em frente às câmeras de TV, começaram a discutir sobre temas nada republicanos que não tinham a ver com propostas de campanha ou de benfeitorias para o Estado, onde ainda falta tudo.
Por conta de uma dessas denúncias verdadeiras ou não, que sempre aparecem às vésperas de eleições, o pau quase cantou nesse debate. Era um tal de "tira os grampos" (no bom e antigo sentido, claro), "desce do salto", que as vozes dos candidatos, normalmente já finas por natureza, afinaram de vez. Aliás, falando fino daquele jeito eles tinham mais é que trabalhar na política. Locutor de aeroporto, jamais! Pareciam dois Tiriricas discutindo quem é mais "preparado" para ficar com o poder, as chaves dos cofres públicos e a caneta das nomeações.
- O que o Sr. tem a dizer sobre essas denúncias de passeio de avião com a family? E a farra de limusine em Nova York?
- Chamo o Sr. de Senhor por educação, mas não tenho nenhum respeito por você. Essas denúncias são mentira!  Se o Senhor quer encontrar ilícitos procure dentro da sua casa!
Era “por aí” o nível da discussão democrática. Até o experiente mediador ficou mais vermelho que os candidatos nervosos.  E era um tal de "senhor" pra cá, "explique", pra lá, que um dos outros concorrentes, mais discreto, que também já havia cutucado um dos brigões com perguntas capciosas, ficou sem saber onde enterrar a cara, tamanha baixaria. Os outros dois candidatos mais em baixa nas pesquisas, entre eles uma mulher, ficaram apenas como pano de fundo da contenda e, talvez até se divertindo com o baixo nível e por estarem ali naquele debate sem futuro.
Reparem que outros debates já haviam ocorrido sempre com algumas rusgas e discussões sobre "quem fez", "quem não fez" e "quem nunca vai fazer", porque os ralos da corrupção já andam maiores que a vazão das torneiras. Mas, esse debate foi “aquele” das acusações, com ou sem provas, das denúncias em rede nacional, das manchetes de revistas e jornais em todo país, das respostas de inocência contundentes e acusações de corrupção na família dos candidatos.
 Na internet, a exibição pública de vídeo mostrando cenas de familiares em férias, numa limusine em plena Nova York e dentro de um luxuoso jatinho, coisas do gênero revista de fofoca, mexeu ainda mais com os ânimos. O aluguel do jatinho deve ser um absurdo, mas o passeio de limusine não é tão caro assim num país como os Estados Unidos.  Muitos classe média e até pobres “metido a besta” no Brasil "tiram essa onda" em NY. O que choca é saber que o nosso Estado é um dos campeões de desigualdades sociais no país. O eleitor assistindo a uma farra dessas, certamente não entende, ou entende de vez, porque os políticos ficam sempre muito ricos ainda jovens e os eleitores cada vez mais pobres. A mídia ávida por escândalos adora esses vídeos caseiros.
Tirando a baixaria, o resto do tal debate e praticamente toda a campanha política tem sido apenas a repetição das milhares de promessas não cumpridas, para aliviar as consciências “ficha limpa” e iludir o povo. Poucos se preocuparam com saneamento, a mais básica de todas as obras. Dos lixões a céu aberto em todo o território nacional, ninguém falou uma linha; cadeias apropriadas para manter os que já estão condenados presos, também ninguém falou.
Enfim, prometem educação de primeiro mundo e o que se vê é menino terminando o ensino fundamental sem saber nem ler direito. Tá difícil escolher um candidato que se salve nessa eleição. E, pelo andar da carruagem e dos debates todos serão reeleitos. Um ou outro novato bem intencionado, talvez. Não pode dar certo...
Fernando Veras -   Setembro 2010

4 comentários:

  1. Valeu Veras! Esse debate foi o mais animado de todos. Pena que só serviu pra mostrar o lado negro da política. Propostas sérias, nenhuma. Só enrolação.

    ResponderExcluir
  2. Olha só o senhor Lúcio Alcântara botando as asinhas de fora! O que a falta de poder não faz...

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que a campanha política no Ceará mais uma vez termine em baixaria. Agora, se essas denúncias são realmente verdadeiras, só a justiça dirá. Quando? Nunca,talvez. Na verdade, Tasso, Ciro, Lúcio e Cid, pela ordem são a mesma coisa. É o Ceará moderno...

    ResponderExcluir
  4. É Fernando, a coisa aqui tá preta! Temos que expurgar de vez esses políticos safados. Infelizmente penso que essa situação ainda vá perdurar ainda por muito tempo, pois o nosso povo se acostumou com isso e perdeu o poder de se indignar.

    ResponderExcluir