quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eleições 2012


Não foi uma eleição qualquer, como muitas outras aqui em Camocim. Dessa vez a disputa foi das mais acirradas dos últimos tempos e o desfecho, certamente foi surpreendente até para os vencedores. Uma diferença de 374 votos num universo de 46.000 eleitores e cerca de 8.000 abstenções, salvo engano, diz mais ou menos o que foi essa disputa.  Não precisa nem dizer que teve de tudo: trio elétrico, peixe gigante, mega paredões ensurdecedores, carreatas monstro, caminhadas, reuniões, mega comícios, muito adereço, bandeiras e foguetes, brigas muitas entre os fanáticos, desobediencia civil, "denúncias" de compra, venda e troca de votos e até de títulos junto com documentos de identidade por parte de candidatos e de cabos eleitorais, participação ativa da PM e até da PF, além do Juiz e Promotor e aquela leva de advogados e seguranças particulares. Enfim, rolou de tudo e como numa grande gincana, quem cumpriu todas as tarefas até o último voto, ganhou. Poucos lembraram da cidade, foi uma grande micareta dos dois lados, um carnaval fora de época com pelo menos trinta festas de cada lado.  Do lado dos vencedores eles já mostraram a que vieram: festas com bandas caríssimas e o maior carnaval do "universo" e coisas do gênero. Do lado dos vencidos, como tudo que acontece por aqui tem sempre um porém, os candidatos não se conformam com o resultado das urnas, assim como boa parte do povo, e de maneira inusitada - eu nunca tinha visto antes - decidem protestar contra o resultado das urnas duas semanas depois. Sabe-se que ainda tramitam alguns processos de vereadores e de prefeitos pelos tribunais eleitorais superiores, mas não existe nenhuma garantia até agora de que os eleitos por aqui não assumam. De qualquer maneira, a tal marcha de protesto sinalizou que parte da população não vai mais aceitar governantes corruptos e que nada façam pela cidade. Ou fazem o que prometeram em palanque e até nos cartórios ou o povo tira de novo, como já fez no passado.
Outro setor que vai mudar obrigatoriamente de opinião é aquela parte da mídia local que há oito anos fala mal de tudo seja de bom ou de ruim que o atual prefeito fez. Agora vamos ver quem é isento, quem realmente é ético e imparcial. Quem tem o rabo preso vai se calar ou mentir pelo menos durante os próximos quatro anos.
No mais, vamos esperar o futuro pra ver se as coisas mudam. Pelo que já se comenta na cidade, nada mudará e os principais cargos já estão devidamente loteados não necessariamente por "experts" em administração pública. Será que a incompetência vencerá mais uma vez? 
Fernando Veras

5 comentários:

  1. Tá parecendo o muro das lamentações!
    Mas, como diria o filósofo Tiririca: "Pior do que tá não fica"

    ResponderExcluir
  2. Só temos a lamentar. Se o candidato da situação não tinha estudo, a candidata doutora que ganhou não tem a ficha muito limpa... Então, só devemos lamentar a falta de opções qualificadas, honestas e com apoio popular nessa disputa. Vamos torcer pra que aconteça alguma coisa de bom pra Camocim, porque chance de mudar eles tiveram por oito anos e nada fizeram.

    ResponderExcluir
  3. eu sou + ante um prefeito sem estudo + q seja honesto do q uma doutora q seja corrupta!!!

    ResponderExcluir
  4. Se o candidato e tao honesto porque ele nao ensinou essa honestidade para o filho e a nora.que honestidade e essa? PORQUE NAO PAGA AS PESSOAS QUE ELE DEVE?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir