sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A vitória da Democracia

Na quinta-feira à noite, o ministro Carlos Ayres Brito, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a legislação que proibia piadas com políticos em programas de humor.

Desde 1997, é proibido fazer graça com políticos no rádio e na TV três meses antes da eleição. A lei não permite "usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação".

Regra que, para a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), é um desrespeito à liberdade de expressão: “Nós vimos nestes artigos uma forma de censura e de limitação da liberdade de imprensa e de expressão no nosso país”, disse o presidente da Abert, Daniel Pimentel.

Com a decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, os candidatos já podem ser alvo de programas humorísticos, motivos de piadas. Mas a liminar ainda terá de ser julgada pelo plenário do STF.

“A liberdade de imprensa, ou é total, ou não é liberdade de imprensa”, disse o ministro do STF Carlos Ayres Britto.

Para o caceta Hélio de La Peña, o trabalho dos humoristas só contribui com o processo eleitoral: “Eu acho que o humor é um ótimo veículo para você falar de coisas sérias, de uma maneira divertida, de uma maneira leve, de uma maneira agradável”.

5 comentários:

  1. Nós do Chá de Burro, estamos felizes e aliviados com a decisão do Supremo Tribunal Federal, pois em breve estaremos fazendo nossas próprias sátiras, inclusive de política local, entre outros assuntos, com uma turma bastante talentosa daqui do nosso Município. Em breve, é só esperar.

    ResponderExcluir
  2. Censura não! A piada política sempre fez parte do cotidiano dos brasileiros. Talvez se eles honrassem seus mandatos, respeitassem o povo e não apenas enrolassem, esse tipo de humor não faria sucesso. Por enquanto não faltam piadas prontas ou não com esses candidatos que aí se apresentam. A culpa é deles! E se o Tiririca for eleito?

    ResponderExcluir
  3. Eita q lá vem chumbo grosso em cima dos nosso políticos!!!

    ResponderExcluir
  4. "O Brasil não merece entrar no século 21 com palhaços sendo tratados com seriedade e truculência e políticos fazendo piada no horário eleitoral", disse Marcelo Tas, apresentador do "CQC" a Folha de SP. É isso aí Tas! Censura é phoda!!!!

    ResponderExcluir
  5. País da piada pronta que quer dar uma de sério! KKKKKKKK. Fala sério. Não concordo com o que o ministro fala com "ou a liberdade de imprensa existe ou não existe". Na minha humilde opinião os meios de comunicação precisam sim de um certo controle (ninguém merece ser ofendido, não é mesmo?) mas nesse caso é besteira limitar o humor. Poxa, que negócio mais sem graça! Se eles se doem é porque a toca serve...

    ResponderExcluir